Desde o início da história bíblica, os homens tiveram uma atuação extremamente destacada na Bíblia. Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, vemos os varões ocupando as mais importantes funções da sociedade, especialmente no âmbito da família, do governo e da religião.
A organização do Trabalho Masculino na Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) remonta aos primórdios da própria Igreja. Há registros de que, antes de 1900, já existiam homens presbiterianos organizados em igrejas locais sob o nome de “Esforço Cristão” — iniciativa que perdurou até a criação da Confederação Nacional de Homens Presbiterianos.
A UPH–RIO (União Presbiteriana de Homens da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro) foi organizada no dia 14 de junho de 1960, às 20h, no Salão Álvaro Reis, localizado no templo da Igreja Presbiteriana do Rio, onde permanece até os dias atuais. Na ocasião, a Igreja era pastoreada pelo Reverendo Amantino Adorno Vassão.
A direção da reunião de organização coube ao Presbítero José Vieira Simões, que conduziu a devocional da seguinte forma: cântico do hino nº 152, leitura bíblica e oração dirigida pelo irmão Milton Gomes de Paiva.
Estavam presentes quarenta e cinco irmãos, os quais foram arrolados como sócios fundadores da UPH–Rio de Janeiro. Desses, apenas o irmão Sebastião Bueno Olinto, Presbítero Emérito e Benemérito, permanece como membro ativo de nossa Igreja até hoje.
A primeira ata da UPH–RIO registra a apresentação do projeto de estatuto, que foi amplamente discutido e aprovado naquela data — há 56 anos. A primeira diretoria eleita ficou assim constituída:
• Presidente: Prof. Mário Novaes Soares
• Vice-Presidente: Dr. Otacílio Siqueira
• 1º Secretário: Prof. Sebastião Bueno Olinto
• 2º Secretário: Dr. Targino Antônio de Souza
• Tesoureiro: Sr. Danilo Braga
Em nome do Conselho da Igreja, o Presbítero José Vieira Simões deu posse à diretoria eleita. A reunião foi encerrada às 23h, com oração dirigida pelo Presbítero Joaquim Coelho Marques.
Desenvolvido por Ramon Chrystian Web Developer